O Contributo do Veganismo Para A Saúde Do Nosso Planeta

Venha descobrir os benefícios do veganismo, não só para si, mas para o planeta.



O argumento mais óbvio e comum quando se discute sobre razões para reduzir o consumo de carne ou entrar a 100% no mundo do veganismo é que temos de o fazer “pelos animais”. Apesar deste argumento continuar a ser válido há muito mais a referir quando se fala sobre o veganismo e é nisto que vou focar este artigo.


Organizando as ideias, o que é isto de “fazer pelos animais”? Esta talvez seja a área de impacto do veganismo de que a maioria das pessoas está ciente devido aos inúmeros artigos e documentários que existem com este tema. A verdade é que o tema dos maus-tratos animais é um assunto desumano que visa ser resolvido rapidamente. Muitas pessoas baseiam a sua decisão de entrar no veganismo pela compaixão que desenvolvem com o os animais e pela vontade de combater a exploração e crueldade em massa. No Reino Unido mais de 3 000 vacas são mortas por semana pouco tempo após o seu nascimento, sendo que a esperança média de vida de uma vaca encontra-se à volta dos 20 anos. Claro que há muitos mais factos que me fizeram, pessoalmente, deixar de comer carne e aconselho a todos a leitura deste artigo até ao fim e o visionamento do documentário Cowspiracy na plataforma Netflix.

"Um dos grandes fatores que prejudica o nosso ambiente na indústria da carne é a quantidade enorme de cultivos e água necessária para a criação dos animais, cultivos que ao serem produzidos são uma grande causa da desflorestação"

Outro argumento bastante assente quando se trata em ser vegan são as questões de saúde, uma alimentação vegan cuidada e bem planeada pode trazer benefícios inimagináveis para a nossa saúde. O contra-argumento seria a potencial falta de nutrientes ou proteínas dadas a paragem do consumo de produtos feitos à base de animais. No entanto, este argumento já foi refutado várias vezes por instituições como British Dietetic Association e American Academy of Nutrition and Dietetics. A alimentação à base de plantas já teve registados vários benefícios como baixa pressão de colesterol e sanguínea e baixa percentagem de pessoas com doenças cardíacas, com alguns tipos de cancro e diabetes tipo 2.


Por fim outro grande argumento para adotar a dieta vegan é a contribuição para o bem do nosso planeta. De que forma? Irei de forma breve e o menos maçuda possível explicar. Um dos grandes fatores que prejudica o nosso ambiente na indústria da carne é a quantidade enorme de cultivos e água necessária para a criação dos animais, cultivos que ao serem produzidos são uma grande causa da desflorestação (para fazer as rações para os animais é necessário abater muitas árvores) e resulta assim na perda de habitat de milhares de animais e extinção de espécies. O transporte desta quantidade enorme de animais “produzidos” nas grandes indústrias – achas bem assim? é outro grande fator negativo pois gera uma grande quantidade de emissões de substâncias tóxicas para a Camada do Ozono.



Estas são as principais razões pelas quais decidi adotar este estilo de vida, mas existem outras que poderão vir a ser faladas noutro momento ou noutro contexto. Aconselho a educação sobre o assunto porque nunca se perde nada adquirindo mais conhecimento, abre-se um leque de novas oportunidades, inclusive podem descobrir mais sobre nutrição e novas receitas para inserirem no vosso dia a dia. Além disto, adotar o veganismo é contribuir para a solução da crise climática que é tão urgente. E assim se combatem crises, a partir de pequenas mudanças do dia-a-dia.


Fonte: Why go vegan? | The Vegan Society

Artigo escrito por Pedro Mota Soares


57 views0 comments

Recent Posts

See All

Água